terça-feira, 25 de junho de 2013

O FIM DO RELACIONAMENTO AMOROSO


O fim do relacionamento amoroso é algo doloroso que quase todo ser humano já passou e todos nós nesta vida já perdemos algo desde que nascemos. É lógico que ganhamos também, mas estamos aqui falando de perdas. Já perdemos, ao nascer, o ambiente seguro, útero, e vamos através desta perda enfrentando a vida, aprendendo e reaprendendo.

A forma como cada pessoa vai enfrentar este acontecimento vai depender de como lida com sua vida emocional e seus afetos: de forma dependente, independente, com ansiedade, sem ansiedade, etc...

É normal que haja um luto, pois o relacionamento amoroso fornece energia e entusiasmo para enfrentar a vida. Quando é sentido de maneira saudável, dá um colorido diferente a mesma. Porém precisamos saber que não existem garantias, todo amor é um contrato de risco.

Quando se gosta de alguém a tendência é de ficarmos vulneráveis.

*Investimos neste amor tudo que há de bom e partes ruins de nós; uma parte que é nossa fica no outro.

Quando acontece o fim do relacionamento, ficamos sem a parte que investimos no outro. Daí um sofrimento enorme, pois algo (que é nosso) nos falta. Por isso é importante sim que se passe pelo Luto, vamos precisar aos poucos voltar a investir em nós mesmos para podermos amar de novo outra pessoa.

Cada pessoa vai passar por este sofrimento de maneiras diferente, há quem conseguirá sair com amigos, ir a festas, fazer atividades físicas etc...,mesmo sofrendo, outras não.

Devemos respeitar o tempo de luto das pessoas, mas para quem já está ou pretende iniciar uma terapia, terá melhores instrumentos para lidar com este sofrimento, pois se autoconhecendo, a pessoa terá mais meios para lidar com o que investiu no outro, recuperando para si estes investimentos.

 

Por Célia Alves de Lima Ribeiro – *trecho disponível em: www.helpsaude.com.br, (blog) Como lidar de forma saudável com o fim de um relacionamento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário